“A colonização Portuguesa no Brasil os primeiros povoadores, trazidos pelo Governador-Geral Tomé de Souza, mais pareciam uma baderneira tropa de ocupação do que um pacífico grupo de colonizadores. e não podia ser diferente: Portugal havia ampliado tanto o seu império que era difícil, devido a seus escassos recursos materiais e humanos, mantê-lo de maneira ordenada. as índias – termo que abarcava todo o extremo oriente – eram o destino preferencial dos recursos do tesouro régio e dos indivíduos mais arrojados e ambiciosos. já o Brasil era, para muitos, uma condenação, não uma escolha – com o novo governador chegaram cerca de 400 criminosos, para cumprir pena de degredo.
Começamos muito mal!!!
Para os historicistas, a fundamentação dos direitos humanos não tem cabimento na natureza humana, e sim que ela se fundamenta nas variáveis históricas e relativas a cada contexto histórico e de acordo com o tipo de sociedade em que se vive.
Por exemplo:
O que pode ser normal na Rússia, seria algo estranho no Brasil. O inverno Russo dura muito mais, do que para a maioria das pessoas, é por isso que durante os períodos de sol e, um pouquinho, de calor, as mulheres são incentivadas a irem aos parques e praças para tomar sol de sutiã.
O que seria errado em um país devido aos costumes, seria natural em outro.
NO BRASIL ESTAMOS ACEITANDO CORRUPÇÃO E CRIMES COMO ALGO NORMAL!
“O pensamento crítico se constrói a partir de seu caráter transversal, que perpassa a teoria jurídica, sociológica, política, filosófica, psicanalítica e econômica. ”
Pergunta que não quer calar:
Os homens inseridos nos 3 poderes tem vantagens ou desvantagens dos outros cidadãos Brasileiros?
Eles podem tudo e nós “povo” não podemos nada.
O senso crítico é a capacidade de questionar e não aceitar prontamente o que nos é dito, imposto ou o que está no senso comum. Nesse sentido, ele envolve o exercício da racionalidade, da argumentação e da ciência.
Saber controlar seus impulsos, sentimentos individuais, e balancear com a razão e o bem coletivo são habilidades desejáveis em uma sociedade democrática.
Os cidadãos precisam ser ensinados a participar, a argumentar e a respeitar os pensamentos diferentes.
Que fique bem claro não existe o meio certo ou o meio errado.
Ética é ética, embora muitos amam dar suas versões e tratativas diversas sobre o tema.
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
As interpretações são várias, afinal os indivíduos são influenciados pelo ambiente, pelos exemplos que recebem desde o berço e a grande maioria em sua zona de conforto não buscam o conhecimento que liberta e não escraviza a mente humana.”
A corrupção, o tráfico e o narcotráfico são células cancerígenas que carcomem nosso país e destroem como um desintegrador os destinos e sonhos de nossa gente.
Quando falta ética temos um abismo de incertezas diante de nós.
Como sonhar com um futuro se o presente não for bem construído?
Muitas crianças ainda se submetem ao trabalho infantil porque suas famílias necessitam de força de trabalho para sobreviver. A existência de programas educacionais para que estudem e desenvolvam o senso crítico são divisores de águas em suas vidas.
Toda ausência e todo excesso são grandes problemas para um povo.
Jovens são impedidos de trabalhar NOS ÚLTIMOS ANOS, mas podem traficar, roubar, matar e estuprar, com leis brandas que lhe inserem no tráfico e no crime para não saírem jamais deste universo carcomido..
Acredito que trabalho e disciplina amealhados aos estudos apenas fortalecem o caráter do homem. Bom lembrar de Esparta e Atenas...........
Como querer cobrar de alguém aquilo que não foi ofertado, afinal ninguém pode dar o que não tem.
Ter um senso crítico é saber também participar da política, argumentar, defender ideias e organizar grupos. Na democracia deveriam ter a capacidade de fazer política, coisa longe da nossa realidade onde grande parte da população não sabe ler e interpretar e se tornam massa de manobra de mentes psicopatas, afinal falta o básico para muitos... A comida na mesa.
NO BRASIL EM PLENO SÉC XXI ROUBAR UM CELULAR E MATAR NO ASSALTO PARA TOMAR CERVEJA É NORMAL.
O psicopata pode parecer normal e até mesmo ser encantador, no entanto, ao psicopata falta consciência, ética, tornando-o manipulador causando um caos moral caso seja um governante.
A política está repleta deles!!
Será que daqui mais 500 anos estaremos diferentes?
ESPERO QUE SIM!
Ê, ô, ô, vida de gado Povo marcado, ê! Povo feliz!”
JULIO CESAR FRANCO
Commentaires