Certo dia, um cavalo estava amarrado a uma árvore. Um Diabo experiente, estava a passar por aquela região, ensinando algumas coisas a um Diabo com menor experiência , e viu aquele cavalo amarrado á arvore, e quis mostrar ao Diabo aprendiz a arte da confusão…O Diabo aprendiz, queria se aproximar das pessoas com tentações voltadas a sexualidade, ao roubo, ao adultério; mas logo o Diabo Experiente disse que não precisava de nada disso, e que a estratégia seria mais fácil do que se imaginava…
O Diabo experiente se aproximou do cavalo amarrado á árvore e o soltou… O cavalo uma vez solto, entrou na horta de camponeses vizinhos e começou a comer tudo o que havia naquela horta. A mulher do dono da horta, quando viu aquilo, ficou apavorada e imediatamente pegou o rifle, atirou no cavalo e o matou.
O dono do cavalo vendo a mulher matar o seu cavalo, ficou enfurecido e também pegou seu rifle e atirou contra a mulher, matando-a. Ao voltar para casa, o camponês encontrou a sua mulher morta, e sabendo quem a matou, foi atrás do dono do cavalo e também o matou como forma de vingança…
Os filhos do dono do cavalo, ao ver o pai morto, puseram fogo e queimaram a fazenda do camponês. O camponês, em represália, foi atrás dos filhos do camponês e também os matou. O camponês, ao ver tudo o que tinha acontecido, as desgraças que o cercou e apavorado com aquilo que fez; ele tomou a sua arma e se suicidou…
Outros Diabos que estavam naquela região, viram todo o estrago que aconteceu, e foram perguntar ao Diabo experiente o que ele havia feito, e o Diabo experiente respondeu:
– “Não fiz nada, só soltei o cavalo”.
Komentarze