"Certo dia, um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar ao seu pasto. Sendo um animal irracional e inocente, abriu uma trilha tortuosa... cheia de curvas... subindo e descendo colinas.
No dia seguinte, um cão que passava por ali sentiu o cheiro do bezerro e usou esta mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar este caminho: entravam e saíam, viravam à direita e à esquerda, abaixavam-se, desviavam de obstáculos, reclamando e praguejando, até com um pouco de razão... mas não faziam nada para mudar a trilha.
Depois de tanto uso, acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas. Tornou-se a rua principal de um vilarejo e, posteriormente, a avenida principal de uma cidade.
Somente muitos anos mais tarde fizeram outra estrada, em linha reta, com metade do percurso.
Pratique a praticidade
O primeiro passo para não cometer os mesmos erros dos outros é saber o porquê algo tem de ser feito daquela forma - seja lá o que for. O segundo passo é parar para pensar se há alguma forma mais prática, mais rápida e até mais barata de se fazer a mesma coisa.
Se algo é realizado todos os dias e leva 1 minuto para fazer - e antes o tempo que levava era 2 minutos -, isso significa que, em um ano, você ganhou cerca de seis horas! Em 12 anos, você ganhou 3 dias inteirinhos!
Canso de ver pessoas repetindo os passos dos pais e avós, ou de seus chefes e/ou diretores da empresa que nem mais vivos estão. Fazem sem questionar, dando a desculpa de que “fulano sempre fez assim e dava certo”.
A tecnologia e o conhecimento humano estão aí para nos servir de praticidade no dia-a-dia. Use e abuse!
Ouse mudar, mesmo que o “time esteja ganhando”.
Abraços sustentáveis,"
Comments