"Em qualquer grupo humano o líder tem o poder máximo de influenciar as emoções de todos. Se as emoções das pessoas são empurradas para o espectro do entusiasmo, o desempenho pode atingir as alturas; se forem conduzidas para o espectro do rancor e da ansiedade, as pessoas vão estar com a cabeça longe dali. Isso aponta para outro aspecto importante da liderança primordial: seus efeitos não se limitam a garantir que o trabalho seja bem feito. Os seguidores voltam seus olhos para o líder também em busca de um vínculo de apoio emocional - de empatia. Toda liderança inclui essa dimensão primal, para o bem ou para o mal. Quando conduzem emoções de forma positiva, os líderes trazem à tona o que todos têm de melhor. Chamamos esse efeito de ressonância. Quando dirigem as emoções negativamente, os líderes geram
, minando os alicerces emocionais que permitem às pessoas brilhar. O destino de uma organização - se ela vai murchar ou prosperar - depende, em alto grau, da eficácia dos líderes nessa dimensão emocional primordial.
O essencial para fazer a liderança primordial funcionar em proveito de todos está nas aptidões de inteligência emocional da liderança : em como os líderes lidam consigo mesmo e com as suas relações. Os líderes que maximizam os benefícios da liderança primordial conduzem as emoções dos seus liderados no rumo certo."
Comments