Calcanhar de Aquiles é uma expressão popular que significa o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade. É o ponto onde uma pessoa se sente mais frágil, não possuindo domínio suficiente para controlar uma determinada situação.
Desde os primórdios da humanidade surgiram líderes que dominaram nações inteiras recordemos:
Câmbises rei dos persas, Caio Julio César grande imperador de Roma, Alexandre magno da macedônia, Aníbal o cartaginês, Tamerlão, Gengis Khan, Napoleão, e tantos outros cada qual com seu estilo de liderar e comandar seus exércitos.
Sempre amei estudar história e ler sobre estratégias e mentes brilhantes no comando de seus povos, embora sabemos que o uso da força era uma constante para se obter êxito.
Sou encantado particularmente por Marco Túlio Cícero uma pilastra moral em Roma, dizia ele:
“A honra é o maior presente que um homem pode dar a si mesmo.”
Servi o exército no ano de 1985 na época da ditadura e confesso aprendi muito com meus comandantes valores da pátria que só se conquista quando se enverga uma farda.
Volto os olhos para o ano de 2015 e me pergunto onde estão nossas lideranças?
O que estamos fazendo com o nosso país?
Pra onde caminhamos?
Vivemos uma crise ética, crise de confiança, crise de representatividade, crise política.... Ufa, crise e mais crise.
Com certeza por hora temos um abismo de incertezas diante de nós. De que matéria prima é feita hoje nossos comandantes? Em que local se encontra nosso senso crítico? O que foi feito dos valores que recebemos de nossos pais, avós e professores?
Recordemos algumas frases que ouvimos quando éramos pequenos:
Nunca pegue o que não é seu;
Não faça aos outros o que não gostaria que te fosse feito;
Proteja seus colegas mais fracos;
Divida seu lanche com quem não tiver o que comer;
Não deixe comida no prato;
Antes de comer lave suas mãos;
Coma de boca fechada;
Não bata a porta quando sair;
Cuide de seu irmão mais novo;
Quando for sair e demorar me avise aonde você vai, e com quem;
Respeite seus professores;
Sempre agradeça as pessoas que te servirem;
Dê sempre o seu melhor e nunca desista;
Confie em deus, mas faça da sua parte.
Sua vitória meu filho é a minha vitória, sua derrota também.
Basta ligar a televisão e vemos valores rasgados e lançados em lamaçais. Fui criado em escolas que me deram uma base cristã, e em uma família que me deu sustentação ética, moral e cultural.
Acredito que a liderança surge na infância, quando você deixa a criança torcer para o time do coração, vestir a roupa que mais gosta, criar desde pequeno hábitos saudáveis, tendo respeito e admiração aos mais velhos, criando um universo de meritocracia pelo bem praticado e por deveres realizados.
Evoluir não é um processo alopático e sim homeopático, gota a gota, vamos assimilando valores, desenvolvendo gostos refinados, e criando padrões comportamentais inoxidáveis que não enferrujam com a ação corrosiva do tempo.
O momento é bem desagreste, nunca padecemos tanto a falta de líderes, ética e de moral. Em todos os setores vivemos um deserto de incertezas, como faremos o caminho de volta?
Jovens que vivem uma geração de plástico tudo descartável, matam por um par de tênis ou um celular, e depois postam o vídeo pútrido como se tivesse eliminado um inseto.
Todos os dias somos concitados a ouvir, ler e assistir um desfile macabro de políticos que lesionam a pátria e mudam o curso da história para algo nefasto, empobrecem mais nosso povo já tão sofrido com atos tresloucados e comportamento antiético.
댓글